| |
Lembranças de um riachão "antigo" |
|
|
| Autor |
Mensagem |
deca
Adolescente

|
Enviada: Seg, 01 Mai 2006 3:47 am
Assunto: Lembranças de um riachão "antigo"
|
|
|
Ao ler neste portal, no setor de festas e eventos, um artigo entitulado "ai vem o São João" em que o autor fala das festa juninas de sua infancia, gostei e resolvi fazer um passeio no meu passado nesta cidade tão sofrida mas tão amada por seus filhos.
Eu conheci um outro riachão. O riachão que eu vi (e muitos viram também) tinha uma cara bem provinciana, que aliás ainda o é, porém ,com outro aspecto. O riachão dos meus Sonhos era desprovido de agua canalizada, de luz eletrica, de hospitais e muitas outras ciosas. A luz que iluminava esta cidade era gerada por um motor que ficava na rua Cosme bsipo dos Santos e apelidada de rua do motor. Este motor ficava bem no inicio da rua a poucos metros da esquina com a rua da quixabeira. Ao aniotecer, não sei bem a que horas este motor era acinado por uma pessoa e o mesmo produzia energia que iria acender as toscas luzes destribuidas em tão poucas ruas. Mas era por pouco tempo que este motor funcionava. Qando estava se aproximando a hora de desligar o motor, as luzes se apagavam e acendiam por duas vezes, na terceira vez o apagão era definitivo para aqula noite. Mesmo assim, antes da luzes se apagarem , haviam crianças brincando de roda, pulando corda, familias inteira sentadas no passeio de suas casas conversando ou contando histórias para a criançada. As Ruas em quase sua totalidade eram de terra batida. Casas simples com varanda. O hospital Adeladio Ribeiro ainda não havia sido inaugurado, existia o predio que servia de abrigo para as andorinhas e de sanitário publico para a população. Ao lado deste inponente prédio havia um pequeno tanque que chamavamos de velhaco e até hoje não sei o porque deste nome, só sei que até a rua era chamada rua dos velhacos. Seguindo em frente nesta mesma rua, iriamos topar com uma casa isolada lá no meio dos matos, esta casa era nada mais nada menos que a fazenda "barra do vento" . Voltando pela rua dos velhacose seguindo a rua da quixabeira, no final desta encontravamos o mercado velho de um lado e do outro lado da mesma rua havia o mercadinho jacuipense que pertencia ao Sr.Izauro de Souza Ferreira. Não posso esquecer do Hotel Guarany que pertecia ao sr. José de candido e sua esposa dona margarida. Este hotel era o maior da cidade, enfrente ao jardim velho e proximo a ponte velha. Onde hoje é o banco do brasil, era o abrigo do sr. alvarinho. havia um belo coreto entre a euterpe jacuipense e este abrigo. Esse coreto era o símbolo de um cidade pequena, pobre porem feliz. Mas o "progresso" destroí coisas belas e não fio diferente com esse patrimonio. na esqiuna da rua nova havia uma casa que pertencia a professora carmen e foi nesta casa que eu conhecia as primeiras letra do alfabeto numa "CARTA DE ABC" e digo com muito orgulho que a minha primeira professora foi ninguem mais que a professora carmen. Atrás do abrigo de sr. alvarinho havia o Colégio nossa Senhora da Conceiçao. Os estuandes deste colégio, trajavam uniformes azul marinho e branco Os rapazes com calças compridas azul marinho e camisas brancas de manga comprida e gravata azul marinho, as meninas só diferenciavam em seus uniformes na saia pois o demais eram todos iguais. E os professores? estes eram de primeira categoria.Professora Neucuita, professor Didi e tantos outros. Ah, riachão querido como eu fui feliz. Que saudades das noites festivas em que iriamos para a frente da igreija ver o leilão em beneficio da paróquia.E as noites de sábado de aleluia às doze horas a cidade tinha encontro marcado na rua Landulfo Alves para ver a queima do judas. Nas festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição havia alvorada com os barbeiros de pé de serra. São tantos os momentos felizes que eu vivi nesta cidade que só em vários tópico para contar tudo. Sei que tudo que foi escrito é muito pessoal mas não pude me livrar desta vontade de lembrar do meu passado neste torrão. Sei que cada um tem seu tempo, por isso não estou querendo dizer que quem não viveu este per[iodo não´seja feliz. eu só estou externando a minha saudade de um riachão provinciano que me fez tão feliz, assim como felizes são os que vivem o riachão de hoje.
|
|
|
| |
oi deca querida |
|
|
| Autor |
Mensagem |
cida1968cida
Adolescente

|
Enviada: Seg, 01 Mai 2006 4:10 pm
Assunto: oi deca querida
|
|
|
voce agora foi fundo minha amiga matou minha saudade de riachao que bom seria se agente voltar ao tempo de infancia e verdade muita coisa boa tinha naquela epoca mais como tudo nesta vida vem a mudanca dos habitos,das pessoas,do comercio,das casas, das ruas..tem muitas coisas que lembro algumas que voce citou nao sai da minha mente... obrigada por lembrar aqui  _________________ CIDA
|
|
|
| |
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
katrina
Guri

|
Enviada: Seg, 01 Mai 2006 7:35 pm
Assunto:
|
|
|
antes de tudo,te parabenizo pelo topico criado....
riachao eh uma cidade q eu particularmente n tenho mtos adjetivos para enumera-la e dedicar uma homenagem,.....apesar das dificuldades e diferenças entre o povo jacuipense td aki me faz lembrar tanta coisa boa...a escolinha santana na qual estudei e fui aluna da eterna mestre DAGMAR,do katikero o melhor lanche da minha epoca(onde hj eh a chantilli),o sao joao principalmente o concurso de quadrilhas,a festa da padroeira(q ate hj existe),sem falar da barragem grande,barraginha esses paraizos,o 7 de setembro das escolas(nem sei se existe mais),o "forro dos velhos" no colegio aurelio mascarenhas(q tb n sei se existe mais)..tinha tb um senhor ,q eu n sei o nome,q era locutor numa(nem sei se eh radio)casa do lado da IGREJA lembro-me q ele nao gostava q olhassem para dentro da casa q sempre ficava aberta no horario das 5:30 lembro-me q passava sempre roberto carlos e forro(claro) e uma musica triste no horario das 6!!
|
|
|
| |
com certeza!!! |
|
|
| Autor |
Mensagem |
KAI
Guri

|
Enviada: Seg, 01 Mai 2006 11:17 pm
Assunto: com certeza!!!
|
|
|
Riachao para mim so me traz boas lembrancas..e muito bom ve topicos falando desta terra que adoro e nao to nem ai para o povo que reclama da terrinha ou da politica faz parte da vida..agradeco tambem a deca por colocar este topico
|
|
|
| |
aiaiaia Riachao |
|
|
| Autor |
Mensagem |
DEDE
Adolescente

|
Enviada: Ter, 02 Mai 2006 3:21 pm
Assunto: aiaiaia Riachao
|
|
|
que saudade do meu sertao. do cantar dos passarinhos. das criancas brincando na rua. das visinhas a fofocar .do leiteiro derramer o leite. da boiada a passar.do sao joao que e tao bom.que posso dizer desta terra tao mistica e tao criticada por todos..adorei este topico..
|
|
|
| |
Saudades do meu RIAChÃO |
|
|
| Autor |
Mensagem |
licia
Guri

|
Enviada: Qui, 04 Mai 2006 11:34 am
Assunto: Saudades do meu RIAChÃO
|
|
|
Ó quanta saudades que tenho de tudo ai em RIACHÃO, cidade que nascir e morei até meus 16 anos. Hoje casada moro em São Paulo desde 1992 todos os anos vou ai vou até 2 vezes pois não posso imaginar minha vida aqui nesta louca cidade sem sentir pelo menos 2 vezes no ano o cheiro do meu povo que tanto amo.
Parabéns a todos vcs que fazem parte deste portal, através de vcs podemos matar um pouco a saudade de tudo .O São João tá chegando, tive meus melhores momentos ai dançando esse forró inocente que me fez a mulher mãe e feliz que sou hoje.
Sou Prima da Profª Cássia filha de profª Almir, creio eu que muitos conhecem, família que tenho como se fosse pais e irmãos.Sou irmã também de HELENITO da farmácia São José, esse negão mais lindo dos irmãos que uma pessoa pode ter.
Bem já me pronunciei e disse um pouco do que queria, a todos um feliz São João, e que Deus possa fazer essa cidade cada dia a melhor pois de homens no comando já perdir um pouco as esperanças. Beijos millll
Licia Heliane.
|
|
|
| |
O tempo passa... |
|
|
| Autor |
Mensagem |
Tupy
Administrador

|
Enviada: Sex, 05 Mai 2006 1:25 pm
Assunto: O tempo passa...
|
|
|
Não somos mais os mesmos. O tempo passa.
Riachão não é mais o mesmo. O tempo passou.
Bom tópico gostei. Quem não tem saudades? Afinal, como disse o poeta: "A vida é feita pra se fazer saudades!".
Também tenho saudades da minha infância, de meus amigos, de minha cidade, dos passarinhos q criei, dos colégios q estudei, das gudes que joguei, dos foguetes, bombas... fogueiras que pulei.
Um Riachão de paz, harmonia, amizade, estórias, de Pró Dagmar, de Mestre Benzinho, de Dr. João Campos, de verde, sisal, pessoas felizes nas ruas, bares, casas...
Escondidos no interior do sertão, um povo sofrido trabalhador, hospitaleiro e honesto... vem perdendo espaço para a nova geração, que cada dia mais devora o passado prometendo um "futuro melhor", sem respeitar o presente dos outros.
A cidade hoje vive um momento crítico politico-finaceiro, onde a culpa da crise municipal é recaída sempre sobre sua administração, atribuindo ao prefeito (seja ele qual for) a responsabilidade por uma seca eterna, pela falta de empregos, ociosidade do povo.
Riachão hoje está cercado de pessoas mesquinhas, hipócritas, cofuseiras, aproveitadoras; vive da rivalidade entre o comércio, política, sites na internet, pessoas... q pena essas não valem nada!
Riachão do Jacuípe sustenta o status de cidade mais hospitaleira da região. E não é por menos. Somos pessoas educadas (no geral) e amigas. Temos energia e fazemos a festa onde chegamos. Marcamos todos momentos de nossas vidas e a vida de outras pessoas.
É por isso que Riachão dá saudades. Porque sempre queremos estar onde fomos (ou somos) felizes.
Saudades da minha cidade, saudades de meu povo.
|
|
|
| |
Lembranças de um riachão "antigo" |
|
|
| Autor |
Mensagem |
deca
Adolescente

|
Enviada: Sáb, 06 Mai 2006 12:58 am
Assunto: Lembranças de um riachão "antigo"
|
|
|
Tão gratificante quanto escrever este tópico, foi ler a respostas de vocês:Cida -Katarina - kai-dede - lícia e tupy. Nós sabemos que as boas lembranças de riachão não param por aí. São tantas que seria melhor que cada um contasse um pouqinho como fizeram vocês. Falar dos bons tempos alimenta o nosso ego, justifica o presente e nos leva a um passado não miuto distante atrvés do túnel do tempo. Às vezes, no no silencio do meu quarto , a noite, eu pego carona no trem do passado e visito muitas estações saudade, vejo e falo com pessoas que a muito não as vejo, assisto a um filme da minha vida e volto para a realidade que é o presente e consequencia deste passado lindo que cada dia que passa fica mais lindo que nunca. Este passado que vocês me ajudaram a escrever nos dar o previlégio de sintir saudades pois só sentimos saudades porque vivemos momento felizes.
Muito obrigado por me fazer companhia nesta viagem.
|
|
|
|
|