isso sim merece um comentario...
Ir à página 1, 2  Próximo
  isso sim merece um comentario... Exibir mensagem anterior Exibir próxima mensagem   
Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Qui, 31 Mar 2005 5:01 pm
Assunto: isso sim merece um comentario...
Responder com Citação

A INQUISIÇÃO

Nota: "Particularmente é difícil falar sobre este assunto, pois foram tantas vidas perdidas e com uma monstruosidade tão grande; mas, que lamentavelmente não podemos omitir os verdadeiros fatos, cometidos pela ignorância."

A Inquisição era um Tribunal Eclesiástico, também chamado de “Tribunal do Santo Ofício”, criado para combater heresias cometidas pelos cristãos confessos e muçulmanos vindos do Oriente.

A inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, foi iniciada em Verona sob o Papa Lúcio III no ano de 1184, inspirado em escritos de Santo Agostinho, fortaleceu-se sob o Papa Inocêncio III (1198-1216) e o Concílio de Latrão (1215), em 1231, Gregório IX oficializou e multiplicou pela Europa os Tribunais de Inquisição, presidido por inquisitores permanentes. A justificativa dos inquisitores era a de que queriam salvar a alma dos hereges.

Todos os inquisitores deveriam ser doutores em Teologia, Direito Canônico e Civil e os inquisitores deveriam ter no mínimo 40 anos de idade ao serem nomeados, e a autoridade do inquisitor é dada pelo Papa através de uma bula.

Às vezes o Papa pode delegar o seu poder de nomear os inquisitores, a um Cardeal representante, bem como aos superiores e padres provincianos dos dominicanos, e frades Franciscanos, (foram os papas Inocencio IV e Alexandre IV), que deram esse poder aos superiores e padres provincianos de suas respectivas ordens “Licet ex Omnibu” e “Olim Praesentiens”.

O Inquisidor não pode nomear um escrivão, pois será assistido pelo escrivão público das dioceses, somente em 1561 e que os Papas puderam nomear o escrivão. No ponto de vista da Inquisição são Heréticos.

O papa Gregório IX ordenou uma investigação (em 1231) sobre uma suspeita de "heresia" entre os albigenses (cultura Cátara, que futuramente iremos mencionar aqui no Site Mistérios Antigos). A palavra albigenses tanto designa os moradores da cidade de Albi, localizada no Sul da França, como nomeia os seguidores da "heresia" (como diz a igreja) cátara, ou dualista, que prega a necessidade da luta do espírito (bem) contra a matéria (mal). Os cátaros do sul da França foram denominados de albigenses. O suspeito de heresia deveria se retratar diante do Tribunal do "Santo Ofício", negar as idéias consideradas heréticas, ou seja, "qualquer linha de pensamento que fosse diferente a da Igreja", e reafirmar a crença nos preceitos católicos.

Caso se negasse a fazê-lo, estaria sujeito a santas punições como: multas, penitências, prisão, "confisco de bens" (fator favorável para santa igreja) pelas autoridades eclesiásticas, torturas (autorizadas pelo papa Inocêncio IV) e finalmente, condenação à morte na fogueira.

Os perseguidos eram: excomungados, simoníacos, quem se opusesse a igreja de Roma e contestasse a autoridade que "ela" (somente a igreja) recebeu de Deus.

Sorrir era proibido! O tom sério afirmou-se como a única forma de expressar a verdade e tudo que era importante e bom. O riso, por sua vez, era visto como o oposto: a expressão do que era mau (pecado). O riso foi declarado como uma emanação do diabo. O cristão deveria conservar a seriedade sempre, para demonstrar seu arrependimento e a dor que sentia na expiação dos seus pecados. É interessante notar que nas histórias infantis medievais essa articulação entre bem e seriedade, mal e riso é fortemente representada. A mocinha que é boa sofre sempre e é tristonha; a bruxa ou feiticeira que é má está sempre dando gargalhadas. Certamente que, seguindo o raciocínio moral da Idade Média, no final da história o sofrimento será recompensado e o riso castigado.

Quem cometesse erros na interpretação das sagradas escrituras, quem criasse uma nova seita ou aderisse a uma seita já existente, quem não aceitasse a doutrina Romana no que se refere aos sacramentos, quem tivesse opinião diferente da igreja de Roma sobre um ou vários artigos de Fé e quem duvidasse da fé Cristã, todos eram torturados barbaramente.

Uma das experiências mais chocantes que podemos viver é visitar um museu que expõe os instrumentos de torturas usados na Idade Média. É como entrar numa câmara de horrores. É quase impossível acreditar que aqueles objetos eram usados para ferir as pessoas. Aliás, visitar museus que expõem instrumentos de torturas de qualquer época histórica e de qualquer região do mundo é sempre uma experiência muito dolorosa, porque nos deparamos com a crueldade humana elevada a altíssima potência. São pessoas abusando de seu poder para ferir outras pessoas que não podem se defender. A tortura é a expressão máxima da covardia humana, por isso é tão doloroso lidar com esse assunto.

A Inquisição usava como método de obtenção de confissão a tortura, e usada em alguns casos ao extremo, levando o torturado à morte.

O Juiz Heinrich Von Schulteis de Rhineland do século XVII, considerava a tortura agradável aos olhos de Deus. Ele chegou a cortar os pés de uma mulher e despejar óleo quente nas feridas abertas.

Segundo Enry Thomas, grande historiador norte-americano, poderia ser escrito um livro somente sobre as torturas empregadas pela inquisição, embora nada agradável.

Vamos colocar aqui apenas quatro:

“O prisioneiro, com as mãos amarradas para trás, era levantado por uma corda que passava por uma roldana, e guindado até o alto do patíbulo ou do teto da câmara de tortura, em seguida, deixava-se cair o indivíduo e travava-se o aparelho ao chegar o seu corpo a poucas polegadas do solo. Repetia-se isso várias vezes. Os cruéis carrascos, as vezes amarravam pesos nos pés das vítimas, a fim de aumentar o choque da queda.“

“Depois havia a tortura pelo fogo. Colocavam-se os pés da vítima sobre carvão em brasa e espalhava-se por cima uma camada de graxa, a fim de que este combustível estalasse ao contato com o fogo."

Os inquisitores estavam ali enquanto o fogo martirizava a vítima, e incitavam-na, piedosamente, a aceitar os ensinamentos da "Igreja" em cujo nome ela estava sendo tratada tão "delicadamente" e tão "misericordiosamente". Para que houvesse um contraste com a tortura pelo fogo, também praticavam a da água:

“Amarrando as mãos e os pés do prisioneiro com uma corda trancada que lhe penetrava nas carnes e nos tendões, abriam a boca da vítima a força despejando dentro dela água até que chegasse ao ponto de sufocação ou confissão.”

Todas as imaginações bárbaras do espírito de Dante, quando descreveu o Inferno, foram incorporadas em máquinas reais que cauterizavam as carnes, esticavam os corpos e quebravam os ossos de todos aqueles que recusavam crer na "branda misericordia" dos inquisitores.

De acordo com a lei, tortura só podia ser infligida uma vez, mas essa regulamentação era burlada facilmente...quando desejavam fazer repetir a tortura, mesmo depois de um intervalo de alguns dias, infringiam a lei, não alegando que fosse uma repetição, mas simplesmente uma continuação da primeira tortura....
tirei isso da net.
Opinem...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular

Exibir mensagem anterior Exibir próxima mensagem   
Autor Mensagem
rey
Ser Lendário
Ser Lendário

Enviada: Qui, 31 Mar 2005 5:45 pm
Assunto:
Responder com Citação

Enquanto isso na SALA DE JUSTIÇA...

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Qui, 31 Mar 2005 5:50 pm
Assunto:
Responder com Citação

rrrsss... rey, vc eh patético!

Autor Mensagem
LIVI@
Adulto
Adulto

Enviada: Qui, 31 Mar 2005 5:51 pm
Assunto:
Responder com Citação

POXA.... #sad

Autor Mensagem
LianaBelledance
Adulto
Adulto

Enviada: Qui, 31 Mar 2005 10:25 pm
Assunto:
Responder com Citação

Mesmo sendo tão grande o texto eu li e fiquei por demais chocada...que horror...fiquei muito triste Sad

Excelente!!! Exibir mensagem anterior Exibir próxima mensagem   
Autor Mensagem
TSGDireito
Guri
Guri

Enviada: Sex, 01 Abr 2005 2:12 am
Assunto: Excelente!!!
Responder com Citação

Prezado amigo Kim,
Mais uma vez, quero parabenizá-lo por mais este tópico, é realmente fantástico e inteligente esse seu tópico.
Nos mostra, lastimavelmente, mais um dos absurdos da igreja. Entretanto, não achemos que isto é algo que não mais existe em nossos dias. É claro que, atualmente, essa prática é, de certa forma mascarada para que não torne-se tão clara, porém, se analisarmos, veremos que estes absurdos e outros mais ainda ocorrem. Só para exemplificar podemos citar a taxas cobradas pela igreja até mesmo para celebração de missas de finados ou realização de casamentos, batizados e etc; a cobrança de dizimo, dinheiro este que é destinado para o sustento de padres que, sem justificativa olausivel, não podem trabalhar o casar-se.
É realmente uma vergonha essa situação em que se encontra a s igrejas atuais.
Um grande abraço e parabens!!!

Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Sex, 01 Abr 2005 1:45 pm
Assunto:
Responder com Citação

obrigado TSGDireito! Very Happy

Autor Mensagem
rey
Ser Lendário
Ser Lendário

Enviada: Sex, 01 Abr 2005 6:20 pm
Assunto:
Responder com Citação

kim escreveu:
rrrsss... rey, vc eh patético!

Enquanto isso na SALA DE JUSTIÇA...

Criança... vc acha mesmo?...rssssss

Eu, sinceramente, acho ridiculo as pessoas colarem um texto enorme...uma coisa que eu tenho certeza que nem mesmo quem criou o tópico leu...

Aprenda a ter educação e respeite-me... Quem sabe um dia vc não torne um homem de verdade.

Autor Mensagem
TSGDireito
Guri
Guri

Enviada: Sáb, 02 Abr 2005 12:55 am
Assunto:
Responder com Citação

Pow Rey, não precisa tudo isso rpz, tenho certeza que Kim estava apenas brincando.
Abraço amigo.

Autor Mensagem
Armando_Solari_Almeida
Moderador
Moderador

Enviada: Sáb, 02 Abr 2005 7:16 pm
Assunto:
Responder com Citação

muito interessante o texto. e para quem quiser ver exemplos de tortura, grande parte dos filmes relativos a baixa idade media mostra as torturas da época da Inquisição. Eh cada metodo desumano q eu passo mal assistindo. O passado da igreja catolica eh taum vergonhoso q pelo q lembro soh o papa joao paulo II pediu perdão pelos absurdos do passado umas cem vezes. naum ha nem adjetivos para a tortura. ha coisas q definitivamente naum deviam existir: bomba atomica, pena de morte, metodos de torturas etc. Para mim nada disso se justifica.

falando em torturas, mesmo com o fim da ditadura elas continuam por aí nas cadeias e há gente que as defenda.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii Exibir mensagem anterior Exibir próxima mensagem   
Autor Mensagem
izinha
Ser Lendário
Ser Lendário

Enviada: Seg, 04 Abr 2005 10:05 am
Assunto: Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Responder com Citação

Kim

Gostei muito do texto.

Eu ainda fico chocada, qdo penso nas barbaridades

que a igreja acobertou, em "NOME DE DEUS"

Pedir perdão, é mole...foi nobre do papa, mais e

dai??

As mulheres eram as maiores vitimas, pois se tinham

"intuição" eram queimadas como "BRUXAS"

As parteiras tb eram perseguidas, pq isso ia contra

os interesses dos medicos da epoca.

Vc foi muito feliz na escolha do topico, pena que o

assunto seja tão triste e pesado, mais verdadeiro.

Beijoss a vc.

Izadora

poxa!!! Exibir mensagem anterior Exibir próxima mensagem   
Autor Mensagem
Nemulo
Equipe RIACHAO.COM
Equipe RIACHAO.COM

Enviada: Seg, 04 Abr 2005 1:37 pm
Assunto: poxa!!!
Responder com Citação

KIm vc ta um profundo conhecedor da Historia e está compartilhando com a galera do Riachão.com!!!
Legal!!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger

Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Seg, 04 Abr 2005 2:55 pm
Assunto:
Responder com Citação

rey, em primeiro lugar... eh claro que eu li o texto! tanto li que sei discutir c/ qualquer pessoa sobre o assunto. diferentemente de vc neh? depois passa aqui em casa para eu te dar umas aulinhas! rrssss...

em segundo lugar... eu respeito quem m respeita! e isso com certeza vc nao sabe o que eh! afinal, ja tinha m chamado de criança uma vez. e agora chamou de novo!

em terceiro lugar... vc eh quem m faltou c/ respeito! pois, postei um topico e vc fez um comentario ridiculo e desrrespeitoso!(nao vou escreve-lo aqui pq todos já o viram mais acima. foi o primeiro comentário.)
pow... se nao quer opinar, fica calado! se nao tem competência p/ opinar, fica calado tb!
tópicos bem maiores já foram postados e vc nao fez comentarios maldosos sobre nenhum deles... e pq logo o meu?? tem algo contra?? pow... se tiver m desculpa, mas nunca t fiz nada p/ ter algo contra mim!

obs.: esse tópico nao foi criado c/ o intuito de haver brigas, mas, como vcs mesmo viram rey me obrigou a dizer isso!
desculpa pessoal!! Sad

Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Seg, 04 Abr 2005 3:15 pm
Assunto:
Responder com Citação

KIm vc ta um profundo conhecedor da Historia e está compartilhando com a galera do Riachão.com!!!
Legal!!!!
------------------------------------------------------------------------------------

valew rafa!!! mas nao conheço tanta história assim naum!! como já disse antes... peguei esse texto da net.
abraços amigão!! Very Happy

Autor Mensagem
kim
Adulto
Adulto

Enviada: Seg, 04 Abr 2005 6:45 pm
Assunto:
Responder com Citação

Aprenda a ter educação e respeite-me... Quem sabe um dia vc não torne um homem de verdade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
hum... se for p/ me tornar um "homem de verdade" e ficar igual a vc, prefiro ser "criança" p/ sempre! Cool

Página 1 de 2 Ir à página 1, 2  Próximo

Ir para: