| |
Me digam: Pra que serve a crítica??? |
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Sex, 10 Dez 2004 9:45 pm
Assunto: Me digam: Pra que serve a crítica???
|
|
|
Carlos Drummond de Andrade em um de seus diversos contos, de nome "Um escritor nasce e morre", disse, através de um "narrador-personagem" que: "...e os acadêmicos, geralmente pessoas sem complexidade, eram a meus olhos monstro de intelorância, inveja, malícia e incompreenção, intensamente misturadas.". Outra vez, o mesmo Drummond, escreveu sobre e para Tom Jobim e disse que: "Quem escreve letras como as que você escreve, não precisa DELES pra absolutamente nada!" (a idéia é exata, as palavras, não).
Tom Jobim numa entrevista que deu um ano antes da sua morte falou também sobre a chamada crítica intelectual. Ele afirmava, e todos sabemos que é verdade, que Vila Lobos foi absolutamente criticado.
Então, caros amigos, a questão é: Qual a função da crítica??? Por que tantos Gênios como Drummond, Vila Lobos, Tom Jobim, João Gilberto e outros foram tão censurados?
Me parece que são tolos que não fazem, e criticam aos que fazem. A crítica vem tropecando nas suas análises a anos! Poucas vezes acertam, vários Gênios são degradados. Mas, só me parece. Ainda não pensei muito sobre o assunto.
Eu quero que se discuta aqui algo como: a função da crítica contemporânea; se ela modera a criatividade da humanidade; o que eterniza o Gênio de verdade, a crítica ou o povo?
Estou muito confuso sobre tudo. Me ajudem, fiquem a vontade.
Editado pela última vez por deepak em Sáb, 11 Dez 2004 5:50 am, num total de 1 vez
|
|
|
| |
realmente eh complicado. E interessante! |
|
|
| Autor |
Mensagem |
Armando_Solari_Almeida
Moderador

Registrado em: Aug 28, 2004 Mensagens: 662 Localização: Nos mais remotos confins do Universo
|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 12:32 am
Assunto: realmente eh complicado. E interessante!
|
|
|
mas na verdade creio que serve muito sim. Não dá para "acabar" com a crítica especializada. tanto não dá , que quando vc classifica drummond, villa lobos, jobim como gênios vc está criticando tb (positivamente claro). Anteontem mesmo vi pessoas escrachando drummond em outro forum. Essa divergência de opiniões eh interessante sim (embora eu tb ache drummond um grande valor cultural). A crítica que escreve para os meios de comunicações é na maioria das vezes formada de estudiosos do tema. Pessoas que em tese, amam a musica, a arte ou melhor, o tema q elas acompanham. São essas pessoas que analisam para onde está caminhando o estilo. As transformações. Alguns mais parciais outros menos. Alguns que argumentam bem e outros que não. E tb eh importante criticar a crítica (como vc fez com esse topico). Analisar se as opiniões deles estão de fato com fundamentos lógicos. Desconheço a qualidade de nossos criticos do passado, mas mesmo que seja ruim como sugere seu texto lembre-se tb de que tudo evolui. Até a crítica. E os erros são importantes para essa evolução. E será que eles estavam realmente errados ao criticarem as figuras citadas? Eu e vc achamos que eles erraram, somos criticos tb, mas como eu ja disse anteontem mesmo li uma opinião contra drummond. Os criticos muitas vezes se deixam levar por sentimentos de inveja de fato. Ou as vezes só parece inveja, mas não eh. Ou seja, nunca dá para saber quem está certo. Por isso considero a critica importante. Ela leva ao debate.
Acho q o importante eh que todos leiam de tudo. Não aceitemos logo a primeira opinião que a gente lê. E que se abra a cabeça para refletir sobre qualquer critica, analisando os bons argumentos prós e contras. Todo posicionamento deve ser fruto de longas, eternas reflexões sobre o assunto. Não existe nada incontestável, mesmo eu não podendo fazer melhor tenho direito de apontar o que considero que poderia ser melhorado. Por exemplo: eu não toco nem um centésimo de violão do que o yamandu toca. Mas frequentemente afirmo que seria ainda melhor se ele tocasse com mais clareza, sem tantas notas sujas. Sou a favor da crítica. Da crítica construtiva, isenta ao máximo de sentimentos pessoais. Baseada em fatos e argumentos.
|
|
|
| |
Bom... |
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 1:58 am
Assunto: Bom...
|
|
|
Interessante o posicionamento. É certo que existe realmente a crítica que "eu acredito ser sadia", e queria deixar claro que a minha observação foi justamente para com as críticas infundadas. Eu estou meio receoso quanto aos conceitos que regem esta discussão, pois até em minha mente o limite entre "crítica e censura" são bastante frágeis. Mas tudo bem. Ô Fausto velho, você acha que a crítica/censura modera ou contém o desenvolvimento(sem considerar se o desenvolvimento é ou não positivo) das artes? Eu particularmente acho que sim, porém me são conceitos novos e delicados, por isso estou em busca de opiniões e diversos pontos de vista.
|
|
|
| |
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
Armando_Solari_Almeida
Moderador

Registrado em: Aug 28, 2004 Mensagens: 662 Localização: Nos mais remotos confins do Universo
|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 2:58 pm
Assunto:
|
|
|
pra mim só censura quando a crítica está padronizada. Acho q o ideal eh que existam criticos de diferentes opiniões. Quando vemos um monte de criticos que pensam igual sobre o assunto tendem a limitar sim. A crítica precisa estar aberta à inovações. E infelizmente muitas vezes isso não acontece. Quando João Gilberto apareceu cantando "manso" daquele jeito, logo apareceram os conservadores para dizer que aquilo não era cantar (na época o comum era cantar alto e melodicamente, os vozeirões). As vezes tb tenho medo de que criticas injustas desestimulem os artistas. Um exemplo clássico foi a crítica de Lobato que quase fez Anita Malfati desistir de suas tendencias inovadoras. É importante que o artista acredite naquilo que ele faz. É dificil lidar com críticas negativas. Mas soh pq a maioria critica naum quer dizer q a obra seja ruim. As vezes saum soh incompreendidas. É difícil aceitar o que é novo!
Analisando os criticos de hoje em dia, acho q estamos bem melhor. Vejo boa multiplicidade de opiniões. Pode ser impressão minha. Mas a crítica está evoluindo. Se diversificando. Mas fiquemos de olho nela.
|
|
|
| |
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
Rudax
Adulto

|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 3:13 pm
Assunto:
|
|
|
Vcs sempre saem na minha frente e fico sem ter o que falar ateh. Aew muitas vezes recorro para a repetição do que jah foi dito, mudando as palavras. hehehehe
Brincadeira...
Naum se pode negar o valor da critica de forma alguma. Até msm as mais negativas.
O artista deve sempre ir em busca de opiniões acerca do seu trabalho e tem que estar preparado para ouvir as mais variadas citações. É importante saber aceitar as criticas alheias e fazer delas um incentivo para aprimorar a sua arte _________________ Pink Floyd
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 10:04 pm
Assunto:
|
|
|
|
Ótimo...
|
|
|
| |
A crítica é perigosa quando... |
|
|
| Autor |
Mensagem |
georgio-s
Guri

|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 10:07 pm
Assunto: A crítica é perigosa quando...
|
|
|
A crítica é perigosa quando...
O crítico analisa as obras a partir de sua"torre de marfim" é sadicamente deturpa a obra, sem se preocupar com o público quea apreciará.
procurarei refletir um pouco mais para postar uma resposta coerente...
|
|
|
| |
Muito obrigado |
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Sáb, 11 Dez 2004 10:11 pm
Assunto: Muito obrigado
|
|
|
|
Caro Literatus, muito obrigado pela apreciação deste tópico!
|
|
|
| |
A critica e sempre critica |
|
|
| Autor |
Mensagem |
Draculla_X2004
Adolescente

Registrado em: Jun 21, 2004 Mensagens: 141 Localização: Riachao do jacuipe,Bahia
|
Enviada: Qui, 16 Dez 2004 9:14 am
Assunto: A critica e sempre critica
|
|
|
certamente sabemos que acritica e um meio de se analizar,sim corrigindo asimesmo dando chance para que esse talento artistico naum vem amorre ou se acomodar com seu propio dom..pois bem desde quando criticamos estamos levando a quela pessoa a se fazer uma reflexeao do seu eu propio para que ela venha de certa forma malhorar cada vez mais e tentar se superar de situaçoes que ela mesmo se coloca as vezes durantes seu periodo de fama ou de sucesso.
para muitos inteligentes acritica. e nada menos de um pequeno desabafo temporario.
E para muitos sabios,eles dizem que pode falar bem ou mal contando que naum esqueca deles estar tudo bem,pois podem falar,mais que nau deixe de lembrar,pois amaior critica de todas e aquele que naum e dita,e aquela que morre sem ser ouvida ou vista por niguem.
|
|
|
| |
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
Thiago
Guri

|
Enviada: Qui, 16 Dez 2004 12:43 pm
Assunto:
|
|
|
Sem duvida alguma, a critica é necessária, até mesmo para que possamos evoluir, contudo, a critica deve sempre ser construtiva e jamais visar interesses pessoais. Os interesses coletivos devem sempre e de forma precipua, prevalecer. Antes de se fazer uma critica, é necessario que se analise:
* Estando no lugar da pessoa criticada, eu faria diferente?
* O que levou o criticado a fazer isto?
* O ato cometido, ainda que tenha gerado consequencias ruins, não era necessário ou inevitavel?
* O ato cometido foi realmente causado pela pela pessoa criticada? (às vezes, ainda que pareça, pode o criticado, por falta de opção ou por está priorizando um outro ato de maior relevancia e de beneficio de pessoas necessitadas, ter tomado tal atitude)
* Estou criticando por um interesse coletivo ou até mesmo por não gostar da pessoa ou por um interesse coletivo?
Dessa forma é que volto a repetir, a CRITICA é necessária e de grande relevancia eisso é demonstrado de forma empirica, contudo, tomemos cuidado, até mesmo com os termos usados, pois, podemos estar sendo injustos. Não julguemos as pessoas, o carater e a personalidade de um ser humano não pode ser avaliado a partir da nossa visão de mundo, a partir de um interesse individual ou até mesmo por um erro cometido por um semelhante, este erro pode inclusive ter sido cometido na tentativa de acertar e tem outra coisa, será que todas as boas ações corretas, justas e honestas não valem? um erro ou algo que, segundo e minha compreenssão de mundo ainda bem restrita esteja errado não me dá o direito de julgar as pessoas. CRITICAR SIM, JULGAR JAMAIS!!!!
Um abraço a todos.
|
|
|
| |
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Qui, 16 Dez 2004 6:40 pm
Assunto:
|
|
|
Crítica de estilos... de obras... de gênios... se fixem!
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
Armando_Solari_Almeida
Moderador

|
Enviada: Sex, 17 Dez 2004 5:51 pm
Assunto:
|
|
|
|
gostei do codigo de conduta critica citado pelo Thiago aí. Muito bom, todo bom critico deve ter essas coisas em mente.
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
pauloroots
Adolescente

|
Enviada: Sáb, 18 Dez 2004 12:41 pm
Assunto:
|
|
|
|
accritica tem um papel muito importante na sociadade eu acho, ja pensou se fizessemos td ao leo e naum houvesse criticas,
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
Rudax
Adulto

|
Enviada: Dom, 19 Dez 2004 2:59 am
Assunto:
|
|
|
| pauloroots escreveu: |
| accritica tem um papel muito importante na sociadade eu acho, ja pensou se fizessemos td ao leo e naum houvesse criticas, |
???????????????????????????????????? _________________ Pink Floyd
|
|
|
| Autor |
Mensagem |
deepak
Detector de retóricas

|
Enviada: Ter, 21 Dez 2004 9:03 pm
Assunto:
|
|
|
Ele quis dizer que a crítica inibi as pessoas, as transformações. (eu acho)
|
|
|
|
|